domingo, 4 de julho de 2010

A gaguez na Infância

O que é:
A disfluência, ou gaguez como é conhecida, é uma realdade natural entre as crianças entre os dois e os cinco anos, quando a linguagem e a fala estão em desenvolvimento. São muitas as crianças que repetem saílabas, palavas ou até frases prolongando-as ou interrompendo-as.
Normalmente, este corte de fluencia do discurso desaparece por volta da entrada na escola no entanto, em vários casos, a gaguez teima em permanecer, acentuando-se nos momentos de maior ansiedade, formando um ciclo: +ansiedade > + gaguez > + ansiedade ainda > gaguez mais acentuada > ...
Independentemente do grau de gaguez manifestado ao longo do processo de aprendizagem da fala, há manifestações que que não devem ser ignoradas, sobretudo se permanecerem após os cinco anos. Nessa altura é aconselhável procurar ajuda médica, começando pelo médico de família ou pediatra, e após avaliação inicial, o reencaminhamento do caso para um especialista (terapeuta da fala). Normalmente os afectados são em maioria os rapazes.

Causas:
os especialistas defentem que vários factores contribuem para a gaguez (sistema nervoso, ansiedade etc), no entanto, a genética é o factor que tem maior influência. normalmente nas crianças que gaguejam existe um familiar directo que sofre do mesmo problema.

Consequências:
para uma criança em idade (pré-)escolar pode ser muito difícil conviver com esta dificuldade na escola, pois a intervenção exposta aos colegas pode resultar em troça e rotulagem por parte dos colegas, provocando baixa auto-estima e isolamento da criança.

O que podemos fazer para ajudar a criança:
* ouvir atentamente mantendo o contacto visual,
* valorizar o que a criança tem a dizer,
* seja paciente: espere que a criança pronuncie a palavra que está a tentar dizer e resista à tentação de completar a palavra ou frase,
* reserve tempo para falar com a criança sem haver distracções,
* evite interromper e fazer perguntas enquanto a criança está a falar,
* fale devagar e sem atropelar as palavras, para servir de exemplo ,
* não pressione a criança com expressões como "fala mais devagar" ou "leva o tempo que precisares",
* não chame a atenção para a gaguez nem, em circunstância alguma, puna a criança por gaguejar,
* encoraje a criança a falar mas não a force, nao a pressione a falar em voz alta para público ou com estranhos.

Texto adaptado
Revista Farmácia Saúde - Farmácias Portuguesas nº 159 Dezembro 2009

4 comentários:

  1. Olá Di!Cada vez digo com mais convicção que a Internet é o melhor sítio para nos formarmos e crescermos como seres humanos. Adoro vir aqui pois tenho aprendido aquilo que só a universidade ensina. Morrerei com a pena de não a ter frequentado, mas não morrerei sem aprender as maravilhas relacionadas com as crianças pois a minha curiosidade e vontade de crescer profissionalmente levam-me a descobrir páginas fantásticas que me ajudam a crescer. A sua é uma delas.Prometo que nas férias vou ler todo o blog.
    Beijinhos e milsorrisoscoloridos e obrigada por partilhar

    ResponderExcluir
  2. Olá Tia Verinha.
    Não imagina como fico feliz ao ler este comentário e saber a sua opinião acerca desta caixinha cheia de trapalhadas.
    Compartilho consigo a ideia de que a internet, especialmente através de blogues, são um óptimo recurso para aprendermos, pois estamos em contacto com postagens sobre os mais variados assuntos.
    Não é só a universidade que nos dão ideias e conhecimentos para novas postagens, eu recolho de tudo o que tenha a ver com a educação e, após analisar, faço a minha postagem pois tenho gosto em compartilhar com todos os leitores.
    Espero que esta caixinha continue a surpreendê-la e a proporcionar-lhe novas aprendizagens, pois a vida tem mais sabor quando estamos sempre a aprender :D
    beijinhos e muito obrigado pela sua opinião

    (esteja à vontade para sugerir algum tema que eu ainda não tenha desenvolvido :D )

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma neta que começou a falar muito cedo e bem. Por volta dos 2 anos idade começou a dar sinais de gaguez mas passou passado algum tempo.

    Agora com 3 anos volta a dar sinais mas mais acentuados. " e........eu quero..., A......acontece" são alguns exemplos.

    A minha neta tem um tio em linha recta que sofre de gaguez grave hà muitos anos. Será isto um caso hereditário? Será uma fase que passa normalmente?

    Pode ajudar p.f e dar algum conselho no sentido de avaliar este problema.?

    ResponderExcluir
  4. Olá sr José,
    é verdade, segundo as minhas pesquisas e a minha prática enquanto educadora tenho entendido que a gaguez surge através de episódios de extrema ansiedade ou em situações em que o sistema nervoso é diariamente afectado... no entanto é muito comum ser hereditário... e passo a citar "a genética é o factor que tem maior influência. normalmente nas crianças que gaguejam existe um familiar directo que sofre do mesmo problema", enquanto educadora posso recomendar que os pais contactem primeiramente com o pediatra que a acompanha, e numa segunda fase, talvez uma terapeuta da fala....
    por agora, em família, é importante que falem tranquilamente com a menina, com calma, e que a deixem responder a seu tempo, sem se sentir "apressada".

    Sr José, não sou especialista na linguagem, há situações que a gaguez é apenas uma fase, outras em que é permanente, p meu conselho é mesmo falarem com o pediatra (de preferência que essa(s) conversa(s) entre adultos nunca sejam em frente à criança.

    espero ter ajudado.
    obrigado por visitar a caixinha das trapalhadas.
    cumprimentos
    Di*

    ResponderExcluir

Agenda