segunda-feira, 28 de junho de 2010

Movimento da Escola Moderna (MEM)

Estratégias de Diferenciação Pedagógica

"As estratégias de diferenciação pedagógica são formas de proporcionar boas aprendizagens a todas as crianças"
Pressupostos do MEM:

* LIVRE EXPRESSÃO - as crianças têm que se sentir bem onde aprendem naturalmente. Deve haver um espaço/tempo livre para aprenderem à sua maneira
* HETEROGENEIDADE - o MEM defende que numa sala se devem concentrar crianças com diversas idades
*INTERROGAÇÃO - mesmo no tempo de brincar vakloriza-se o questionar e tentar descobrir as coisas por si mesmo.

Estrutura Organizativa do Cenário Educativo
O Espaço

*ÁREA DA EXPRESSÃO PLÁSTICA
- Modelagem: deve haver sempre duas opções para que a criança possa escolher) ex: barro, plasticina, pasta de modelar, massas...
- Colagens em 3D (feitas com diversos tipos de materiais de desperdício)
- Tecelagem (valorizado o trabalho individual) materiais: lã, serrapilheira, ráfia etc

* JOGOS
- Jogos da área da escrita
- Jogos da área da matemática

* OFICINA DE ESCRITA (escritório) com materiais como:
- máquina de escrever
- calculadora
- computador
- material de escrita (esferográficas, lápis de carvão, borracha)
- agendas
- textos / grafismos cujas letras possam ser copiadas, etc

* ÁREA DA MATEMÁTICA
- material de matemática: blocos lógicos, barras cruisenaire, geoplano, tangan
- deve permitir os registos de contagem (tazos, caricas, etc)

*ÁREA DAS CIÊNCIAS
- material de medição: arroz, milho, feijão, etc
- material de laboratório: funil, recipientes, varetas, lupas etc
- Animais pequenos: coelhos, tartarugas, caracóis, bichos da seda, joaninhas, pássaros, etc
- Plantas
- material e jogos de electricidade, masnetismo, metereologia

* ÁREA DO FAZ-DE-CONTA
- objectos da "casinha" (alguns, não muitos para não limitar a criatividade)
- instrumentos médicos
- cesta de pic-nic
- mercearia , etc

* BIBLIOTECA
O Tempo
MANHÃ
Nas manhãs, as crianças escolhem as actividades/trabalhos individuais, pares ou pequenos grupos, de acordo com as áreas da sala e com o apoio do quadro de actividades mensal


esta tabela permite que as crianças percebam com clareza quais as actividades que praticam muito e quais aquelas que necessitam de se inscrever com mais frequência.


TARDE (as actividades da tarde devem ser organizadas e negociadas em grupo)

As tardes são vividas em grande grupo, com sessões plenárias de informações e acrividades culturais dinamizadas pelo educador, crianças e/ou convidados à sala.

Exemplos das actividades das tardes:
*culinária - recitas que os meninos trazem de casa por exemplo, e feita preferencialmente em pequeno grupo, enfatizando o processo e não o produto. não esquecer o registo.
* correspondência (troca de documentos/trabalhos entre salas e/ou instituições)
* Dinamização de Histórias
* Jardinagem
* Testemunhos de outras culturas
* Histórias - devem ser trabalhadas e apresentadas sob diversas formas: projector, fantoche, dsenhos, etc de modo a que as crianças tamb+em aprendam a fazer representações sozinhas
* Visitas - devem ser preferencialmente uma vez por semana e podem ser para observar plantas, campos agrículas, cidade e seus jardins ou organização, animais selvagens ou animais de alguém conhecido (criança ou familiar da mesma), observar o rio, praia, loja, museu. enfim, visitar tudo o que possa proporcionar curiosidade e situações de aprendizagem nas crianças. - após da visita recomenda-se o registo da mesma.
* Convidar a família para vir à escola.
* Ginástica, dança e jogos de movimento.

À tarde de sexta-feira reserva-se um momento de reunião destinado a:

-arrumar os trabalhos nas pastas
-analizar quem mais trabalhou, quem tem mais dificuldades em determinada área, o que foi feito e o que falta fazer,
- reflecte-se sobre o que não correu tão bem e combinam-se as regras para se poder viver melhor, as regras têm que ser escritas para ser interiorizadas (curiosidade: funciona melhor escrever "Falar baixinho" em vez de "Não falar alto"),
-eleger o(s) presidente(s) para a próxima semana (funções: dar os chapéus, distribuir o leite, ser porteiro, auxiliar o educador, ir à frente no combóio, etc)
- fala-se sobre o diário, lê-se o que lá está e tenta-se resolver tudo

O diário é de escrita livre durante o período do dia-a-dia ou da semana. O Educador serve de secretário quando necessário. o diário é semanal e tem quatro colunas: o que fizemos, o que não fizemos, o que gostei, o que não gostei.

Dias especiais: há dias especiais que são significativos para a vida do grupo. De vez em quando as rotinas podem ser quebradas para o grupo fazer os preparativos para a festa, organização de uma visita, recepção de convidados etc. No entanto, não ha necessidade de falar sobre o "dia especial" duas semanas antes.

Fonte: Acção de Formação na ESECS a 16/02/2008 pela Drª Teresa Sousa (MEM núcleo Leiria)

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