segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Desenvolvimento da Linguagem


A primeira palavra das crianças é sempre um momento muito ansiado e por vezes chega mais tarde que o esperadol Será normal ou um problema de desenvolvimento?

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, pelo que não se deve comparar duas crianças, mesmo que sejam irmãos.
Os papás normalmente ficam ansiosos pela pronúncia da primeira palavra, pois esta é um sinal evidente do desenvolvimento da criança. Note-se que há crianças que começam a falar mais cedo que outras e, antes de estabelecer comparação entre duas crianças, é necessário primeiro compreender a diferença entre a fala e a linguagem.
A fala é mais restrita e consiste na expressão verbal da linguagem, a articulação de sons de modo a formar palavras. Enquanto a linguagem pode manifestar-se de diversas formas (gestual, corporal, com a expressão facial, com a fala, etc) com o intuito de compreender e ser compreendido.
Assim, percebemos que a linguagem vem primeiro, logo que o bebé manifesta satisfação ou insatisfação, sempre que ele chora ou "palra" para mostrar o que sente ou o que pretende.
Só por volta dos nove meses é que os bebés começam a articular diferentes sons usando-os na comunicação, posteriormente surgem as primeiras palavras "papá" "mamã" "dá", mesmo sem saberem o que significa repetem as palavras como uma nova descoberta.
Antes dos 12 meses, se estivermos atentos, conseguimos perceber se o bebé reage ao som, isto é, sevolta a cabeça na direcção do som/voz ou se não dá por ele. isto é importante na medida em que poderemos despistar problemas auditivos.
Entre os 12 e 15 meses o leque de palavras aumenta mais um pouco e o bebé passa a compreender algumas instruções simples como "pára". Aos 18 meses as crianças já têm um vocabulário composto por aproximadamente 20 palavras, e aos dois anos esse valor está próximo das 50. Aos dois anos também já sabem juntar duas palavras e seguir instruções simples. Dos dois aos três anos o vocabulário expande-se significativamente e a criança é capaz de juntar várias palavras formando uma frase. A compreensão também se alarga, começam a identificar as cores e conceitos como "grande" e "pequeno" e outros opostos simples.
Como se pode diagnosticar um atraso na fala?
é importante ter em conta se o bebé responde ou não aos sons, se os vocaliza (mesmo que não forme palavras). Aos doze meses é esperado que a criança utilize gestos para comunicar, como por exemplo dizer adeus, bater palminhas, entre outros gestos básicos. Se aos dezoito meses o bebé preferir gesticular em vez de utilizar a voz, possivelmente tem dificuldade em repetir sons.

Numa criança a partir dos dois anos, pode haver um pequeno atraso se ela não produzir palavras ou frases espontaneamente, se usar a linguagem oral só para comunicar as suas necessidades mais imediatas, se não seguir instruções simples, tiver um tom de voz invulgar (anasalado ou arrastado). Nestas circunstâncias não é necessário entrar em pânico mas é melhor procurar um especialista para garantir que o diagnóstico não é grave.

Possíveis Causas:
Antes demais, diga-se que as causas são inúmeras e variadas, no entanto pode-se enumerar algumas delas
* é raro mas pissível que derive de deficiências na cavidade oral, na língua ou no palato;
* dificuldade em utilizar os órgãos da fala para produzir os sons;
* dificuldades auditivas, pois se a criança não ouvir bem, tem dificuldade em reproduzir esse mesmo som- isto pode derivar de problemas auditivos graves ou simplesmente de repetidas otites;
* problemas mentais - deficiencia mental, paralisia cerebral e o autismo;
* falta de estímulo, proveniente da pouc conversa por parte da criança;
* quando os adultos satisfazem os desejos da criança sem que ela sequer peça;
* o facto dos adultos falarem "à bebé" também não ajuda ao desenvolvimento - o adulto deve ser o modelo.

Em caso de dúvida, é sempre importante que os educadores falem com os pais e aconselha-se que estes marquem uma consulta com o pediatra.
Adaptado de
Revista Farmácia Saúde - Farmácias Portuguesas nº 154 julho 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda