quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Rotina no Jardim-de-Infância

Aqui vos apresento um excerto da investigação que eu e a minha colega fizemos na nossa Prática Pedagógica I relacionado com a rotina diária da creche

“Uma rotina é muito mais do que saber a hora a que o bebé come, dorme, toma banho e se vai deitar. É também saber como as coisas são feitas … as experiências do dia-a-dia das crianças são as matérias-primas do seu crescimento” (Judith Evans e Ellen Ilfield,1982).

Segundo os autores Jacalyn Post e Mary Hohmann, numa Instituição existem linhas orientadoras de uma programação diária e rotinas de cuidados, estas consistem em criar um horário que seja flexível e previsível (organizado e consistente).
Há que ter em conta as necessidades de cada criança e transmitir-lhes a sucessão das actividades, isto é, organizar o dia em torno de acontecimentos diários regulares (acolhimento, partida, hora do conto, almoço e lanche, etc). É de salientar que o educador deve proporcionar uma transição suave entre uma experiência e a que se segue.
No que diz respeito a esta organização, existe uma equipa de educadores responsável pela planificação das várias etapas do dia de forma a fazerem sentido para a equipa e para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda