sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Alimentação do bebé até aos 12 Meses

Estar com os meus pequenitos de berçário e de 1 ano, faz-me reflectir bastante acerca da alimentação das crianças desta faixa etária. Apercebi-me que é uma área na qual os meus conhecimentos eram vistos à lupa. Já come carne mas ainda não come peixe? os morangos não dever ser ingeridos antes dos seis meses? então mas porquê? ... bem a resposta encontra-se em vários livros que fiz questão de enterrar os olhinhos e absorver todas as letras a este respeito... e para já posso partilhar convosco o apanhado geral das ultimas coisas que aprendi (nos livros e na creche) desde qu comecei a trabalhar nesta valência.

Os primeiros sólidos do bebé (6 a 9 meses)

quando se pode começar a dar… ?

GLÚTEN – encontra-se no trigo, centeio, cevada e aveia e é de difícil digestão. Os alimentos com glúten como o pão ou massa não devem ser dados antes dos seis meses.

MEL – não deve ser dado a bebés com menos de 12 meses

FRUTOS SECOS – em caso de inexistência de alergias na família, as crianças podem tomar frutos secos a partir dos 7 meses, partidos em pedacinhos.

LEITE – é de evitar o leite de vaca como bebida principal até aos 12 meses. Pode-se utilizar o leite de vaca gordo para cozinhar e nos cereais a partir dos 6 meses. O leite meio gordo ou magro deve ser dado a partir dos 2 anos de idade.

OVOS- cozinhados até que a gema e clara estejam sólidas, podem ser dados a partir dos 6 meses. Não se deve dar ovos crus ou mal cozidos antes dos 12 meses.

PEIXE- a partir dos 6 meses, mas não mais que duas porções de peixe gordo (salmão, atum) por semana. Os bivalves são indicados a partir dos 9 meses.

QUEIJO – pode ser administrado a partir dos 6 meses, mas não convém dar-lhe queijo azul e queijo não pasteurizado (Brie, por exemplo), durante o 1º ano.

SAL – bebés com menos de 1 ano não devem comer sal, pois este pode exercer demaiado esforço nos rins e causar desidratação.

AÇÚCAR- a menos que os alimentos sejam azedos, o melhor mesmo é não adicionar açúcar, para evitar o risco de cáries e incentivar o bom hábito.

Novos sabores…

As papas simples de fruta e legumes são ideais para as primeiras refeições do seu bebé. Nos primeiros dias só necessita de lhe dar uma refeição por dia, mas pode aumentar para duas refeições por volta da terceira semana. Para que a adaptação aos sólidos seja gradual.

Combine ingredientes para obter sabores agradáveis, não tenha medo de misturar doces com salgados.

Como as crianças não devem comer sal até 1 ano de idade, o alho é uma boa alternativa para dar sabor aos alimentos, é bastante saudável e óptimo para estimular o paladar. Também as ervas aromáticas como o manjericão e o tomilho podem ser adicionadas à alimentação.

As frutas:

Ao 6 mês o bebé já pode comer a maior parte dos frutos, devendo no entanto evitar alguns frutos mais agressivos para o organismo, devendo ser evitados os citrinos, os frutos vermelhos e os kiwis, uma vez que por serem mais ácidos podem causar vermelhidão à volta da boca. Os frutos secos são bons mas com moderação, mas muitos têm um efeito laxante.

Legumes:

Aos 6 meses o bebé já pode comer quase todos os legumes. Uma vez que os produtos congelados são congelados poucas horas após serem colhidos, contêm todos os nutrientes. Por isso pode optar por ervilhas e espinafres congelados para fazer os purés do bebé.

Os bebés mais crescidinhos (9 a 12 meses)

Nesta fase o aumento de peso tende a diminuir significativamente. É o momento de ganhar independência e, muitas das vezes, enfrentar novas dificuldades de alimentação… os bebés que comiam bem os purés, agora podem estranhar os sólidos.

É importante que o bebé tenha oportunidade para conhecer uma grande variedade de alimentos.

Deve-se ir adicionando aos purés ingredientes sólidos (como massinhas) que estimulem à mastigação, mas também se habituem a novas texturas.

A criança começa a comer sozinha, utilizando as próprias mãos, o que na impecável cozinha dos papás, por vezes torna-se complicado aceitar o facto da comida cair da cadeira para o chão, os talheres voarem pela cozinha e a taça/prato cair directamente sobre aquelas superfícies mais intocáveis… os pais devem preparar-se para esta fase e criar um espaço adequado para a criança poder tomar a sua refeição explorando os alimentos à sua maneira e, preferencialmente sem deixar os pais em pânico (por exemplo, proteger a área onde a criança come, prender os talheres para não estarem sempre a cair no chão – com um cordel por exemplo).

Legumes para comer à mão:

No início é melhor dar os legumes cozidos a vapor. Os palitos de cenoura e os raminhos de brócolos cozidos a vapor são bastante apelativos para as crianças. Mais tarde, quando tiver maior capacidade de mastigação, já pode comer os legumes crus.

Legumes para comer à mão:

A fruta fresca é óptima para comer à mão, mas há que ter atenção aos caroços e grainhas. Os frutos podem ser partidos aos pedacinhos e dispostos no prato para a criança escolher. Pode-se começar pela banana, pêra ou pêssego. Fatias de meloa, maçã ou pêra descascada e uvas cortadas ao meio.

Fonte: Diário Alimentar para Bebés e Crianças - Annabel Karmel, Civilização

2 comentários:

  1. ola kuando é ke as crianças ate 1 ano podem comer alimentos com sal?

    ResponderExcluir
  2. Querido Anónimo,

    como vem em cima descrito (certamente escapou-se-lhe essa parte):
    "SAL – bebés com menos de 1 ano não devem comer sal, pois este pode exercer demaiado esforço nos rins e causar desidratação."

    na prática, quanto menos sal melhor, no entanto, na minha modesta opinião de educadora, a partir dos 10/11 meses pode-se introduzir MUITO POUCO SAL e então a partir de um ano e pouco colocar então a quantidade "quase-normal" de sal.

    cada pediatra tem a sua sentença, siga o seu instinto de mamã / papá.

    espero ter esclarecido.
    beijinhos Di*

    ResponderExcluir

Agenda