sábado, 15 de janeiro de 2011

Diagnosticar problemas de Visão e Audição

Nas crianças pequenas por vezes torna-se difícil diagnosticar problemas de visão e de audição.

Nós, enquanto Educadores, podemos ter em conta varias evidencias comportamentais que podem ser indícios de uma dificuldade num destes sentidos.
Como tal, apresento de seguida algums questões para diagnosticar este tipo de problemas (não sei qual é a fonte pois o material foi-me fornecido num curso da APEI sobre NEES).

Comportamentos indicadores de problemas de audição

1. Tem dor de ouvidos frequentemente?
2. Constipa-se muitas vezes?
3. Esfrega ou toca nos ouvidos com frequência?
4. Inclina a cabeça com frequência?
5. Tem necessidade de posicionar a cabeça na direcção da pessoa que está a falar?
6. Tem um tom de voz invulgar ou monótono?
7. Não fala de uma forma clara ou tem dificuldade em falar?
8. Habitualmente está desatento?
9. Acumula grandes quantidades de cera nos ouvidos?
10. Tem dificuldade em respirar ou respira pela boca?
11. Pede para repetir frases e perguntas com frequência?
12. Queixa-se de ter a sensação de não ouvir?
13. Irrita-se facilmente?
14. Olha para o educador atentamente (na tentativa de compreender o que ele diz)?
15. Fala mais alto do que o resto do grupo?
16. Tem uma expressão facial tensa enquanto está a ouvir?
17. Parece ignorar instruções?
18. Não responde quando o chamam?
19. Confunde sons de palavras parecidas?
20. Puxa a cadeira para perto do educador quando fala?
21. Consegue dizer qual dos companheiros está a falar, sem o ver?
22. Diz frequentemente “eu não sei”?
23. Consegue ouvir palavras anunciadas em voz baixa?
24. Participa com facilidade em jogos que envolvam audição?


Comportamentos indicadores de problemas de Visão
1. A criança usa óculos?
2. Há quantos anos usa óculos?
3. Quando foi a ultima vez que mudou as lentes?
4. Se a criança não usa óculos, já alguma vez os usou?
5. Quando? Porque é que já não os usa?
6. Quando foi a ultima vez que foi observada por um oftalmologista?
7. Vê bem o que está escrito no quadro?
8. Consegue ver bem as imagens que lhe são apresentadas?
9. Consegue ver bem as imagens mais pequenas?
10. Quando olha para os desenhos, ou imagens, sente a vista cansada?
11. Quanto tempo consegue olhar para as figuras sem sentir a vista cansada?
12. Quando olha para as imagens, tapa com a mão um dos olhos?
13. A claridade incomoda-a?
14. Sofre de dores de cabeça? Quando vê televisão ou depois? De manhã? A tarde? A noite?
15. Fica enjoada com frequência? Porque?
16. Enjoa num automóvel? Num navio? Num barco? Num comboio? Num avião?

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