terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dentadinhas de Amor... ou não!

Dilema de Educadores
Já sabemos como é usual ocorrerem dentadas na creche mas... o que deve o educador fazer quando estas dentadinhas ocorrem frequentemente e sem dar qualquer sinal de alerta?
É sempre com constrangimento que, na hora da entrega, dizemos aos pais que o seu filho mordeu ou foi mordido... e como é claro, e com toda a razão, os pais admitem que esta é uma situação bastante desagradável, especialmente quando este já é um cromo repetido...
Por melhor que seja a nossa estratégia, esta costuma não ser 100% eficaz e por vezes até tem uma validade relativamente curta, uma vez que é necessária constante adaptação da mesma...
Agora pergunto-vos,
Que estratégias costumam utilizar para evitar este tipo de situações ?
(vejam os comentários a este post, pois é lá que visitantes e eu própria vamos acrescentando ideias a esta problemática)

2 comentários:

  1. Passo a citar o testemunho da Colega Sílvia:
    ***
    ola eu tambem ja passei pela situação das mordidelas, e os pais ficam sempre tristes... o ano passaso mandei uma circular para casa a explicar a fase das mordidelas,o porque que acontecem e que é uma fase propria da idade. um texto que encontrei na net.
    espero ter ajudado, silvia...
    ***
    Obrigada Sílvia pela partlha, é realmete uma hipótese para sensibilizar os pais para este assunto! Beijinhos bom ano 2011!

    ResponderExcluir
  2. A psicóloga infantil Nadja Troeger , na revista Educadores de Infância nº 65 de Janeiro de 2011, apresenta um artigo sobre este assunto.
    Uma vez que o acto de morder surge naturalmente com o nascer dos dentinhos, o artigo desta psicóloga começa por estratégias simples para aliviar os incómodos provenientes da irrupção dos dentes:
    * masajar e aplicar frio nas gengivas (em alternativa usar um gel próprio)
    * dar alimentos mornos em vez de quentes
    * dar um mordedor (preferencialmente dos que se colocam no frigorífico - em situação de creche podem ser presos a uma corrente de chucha para que a criança o utilize sempre que queira)

    mais umas ideias!

    ResponderExcluir

Agenda