quinta-feira, 3 de junho de 2010

As Crianças e o Sol

O sol é nosso amigo, mas…

Todos devemos ter cuidados com o sol, os media, os profissionais e até os nossos conhecidos nos alertam para os perigos do sol, mas nem sempre lhes damos importância.
Quando se fala das crianças, o assunto parece então tomar uma conotação mais séria.
É na infância e juventude que se concentra a maior parte da exposição solar, o que significa que é nesta altura da vida que é fundamental apostar na prevenção, especialmente porque os erros cometidos nestas idades tende a reflectir-se anos mais tarde, manifestando-se em inúmeros problemas.
Como a prevenção é essencial para evitar que as nossas crianças corram estes riscos, eis respostas para algumas perguntas comuns associadas à protecção solar na infância.
1) Porque é que a pele dos bebés e crianças é mais vulnerável à radiação ultravioleta? A pele constitui uma barreira natural contra as agressões do meio ambiente. Mas nos bebés e crianças ainda não está plenamente desenvolvida, pelo que é mais frágil. Esta fragilidade decorre do facto de ser menos espessa e das suas células serem menos coesas, o que facilita a passagem de radiação solar. As glândulas sudoríparas ainda não funcionam a 100%, pelo que o suor produzido pela pele infantil é insuficiente para arrefecer o corpo.
2) Porque é que as crianças com cabelo e olhos claros são mais sensíveis? Elas possuem menos melanina do que as de cabelos e olhos escuros. Como a melanina é uma resposta à exposição solar (aumenta com a exposição ao sol) agindo como um -mecanismo de defesa. As pessoas com pele mais clara também são mais sensíveis ao por terem menos melanina, ao contrário das pessoas com pele mais escura. No entanto, é de salientar que todas as pessoas devem proteger a pele, olhos e cabeça dos raios solares.
3) Qual é o período do dia em que os raios solares são mais perigosos? Os raios solares são mais perigosos nos momentos em que o sol está a pique, o que corresponde ao período entre as 11h e as 16h. Neste período de tempo, os bebés e as crianças não devem ser expostos ao sol. Mesmo fora do período de risco, as crianças e bebés devem ter sempre a pele protegida com protector solar adequado, quer na praia, jardim ou mesmo no quintal. É de salientar que nos dias nublados, os raios solares conseguem passar através das nuvens e são tão perigosos como se não houvesse nuvens. (é o chamado sol invisível).
4) Qual a melhor protecção solar para as crianças? A melhor protecção é o protector solar, seja qual for a idade da pessoa em questão, deve ser aplicado em abundância antes de ir para a praia e deve ser renovado a cada duas horas ou após o banho. Não devem ser esquecidas nenhumas zonas expostas ao sol, como as orelhas, pescoço, mãos, pés, ombros e a zona atrás dos joelhos. Deve-se usar um batom protector.
O protector deverá ser adequado para crianças e deve ter um factor de protecção igual ou superior a 30, deve ser hipoalergénico, com protecção UVA e UVB e de preferência resistente à água.
É aconselhável o uso de chapéu com pala e abas, óculos de sol com protecção UV igual ou superior a 99% e, quando há maior calor, uma t-shirt branca de algodão. Uma pequena garrafa de água deve sempre acompanhar a criança, que deve ser incentivada a beber com frequência.
5) O que fazer em caso de queimaduras? Se ao fim do dia surgirem sinais de uma queimadura solar, deve-se dar banho de água tépida (não fria!) à criança para arrefecer a pele, se não for possível utilize compressas húmidas e frescas para aliviar a dor e comichão, de seguida poderá aplicar um produto específico (gel ou loção) próprio para queimaduras ou peles irritadas.
Espero que estes cuidados permitam evitar que mais crianças sofram com o sol e possam aproveitá-lo ao máximo de forma segura!

(adaptei este texto da revista farmácias portuguesas de Julho 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda