Agenda



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fazer Pega-Monstros


Materiais necessários

• Copos de plástico, um para cada aluno. - Os copos devem ser, de preferência, transparentes para que os alunos possam ir observando melhor o que acontece
• Colheres ou paus de gelado para mexer, um para cada aluno.
• Copo de medidas de 500ml + colher ou pau de gelado.- Vão ser utilizados pelo educador.
• Cola líquida transparente, um tubo para cada aluno.
• Corantes alimentares de várias cores.
• Conta-gotas, tantos quantos os corantes.
• Borato de sódio, 25g.
• Marcadores, um por aluno.

Procedimentos
Parte I – Preparação da cola colorida
1. Distribuir um copo de plástico.
2. Contar 10 linhas no copo de plástico contando a partir de baixo.
O número de linhas a contar deve ser escolhido tendo em consideração o conhecimento dos alunos.
3. Fazer uma marca nessa linha à volta do copo.
4. Distribuir os tubos de cola líquida transparente.
5. Deitar a cola no copo de plástico até à marca.
6. Colocar 5 gotas de corante alimentar em cada copo com cola.
Cada criança escolhe a cor que prefere e conta as gotas.
7. Mexer para misturar a cola e o corante.

Parte II – Preparação da solução de borato de sódio (o volume preparado é suficiente para fazer cerca de 25 pega monstros)
8. Mostrar aos alunos o borato de sódio.
Permita que observem a cor e a textura do sólido.
9. Colocar água no copo de medidas até aos 475ml.
10. Deitar 25g de borato de sódio.
Questão: O que acontece ao borato de sódio na água?
Os alunos devem ser capazes de observar que o borato de sódio vai para o fundo.
11. Mexer para dissolver o borato de sódio.

Parte III – Preparação do pega monstros (a solução de borato de sódio pode ser adicionada pelo educador)
12. Adicionar aos poucos, e mexendo sempre, a solução de borato de sódio no copo com a cola líquida até se que a consistência da cola se altere formando o pega monstros.
13. Puxe o pega monstros para fora do copo com o pau (ou colher).
Questão: Como será pegar no pega monstros?
As respostas são muito variadas, molhado, mole, gelatina, elástico, borracha…
14. Peça aos alunos para pegarem no pega monstros e fazerem várias formas com ele.
Apesar de ser uma experiências muito aliciante nem todas as crianças gostam manusear o pega monstros.
15. Depois de manusearem o pega monstros peça para lhe darem uma forma e deixe secar durante 24h.
Saliente a elasticidade, maleabilidade e viscosidade originais.
16. No dia seguinte peça para observarem e tocarem nos pega monstros.
Verifique que perderam as suas propriedades originais.
Questão: Como é mexer nos pega monstros agora?
Quase todos concordam que estão duros e mais secos.
Questão: Porque é que ficaram mais secos?
Ajude as crianças a perceber que ao ficarem expostos ao ar os pega monstros desidrataram.

Não termine aqui a actividade, os alunos devem fazer o registo das suas observações da forma que achar mais conveniente (desenhos, textos, oralmente, etc.). Promova a discussão sobre estes resultados ao longo do ano, esta pequena experiência pode dar origem a muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário