terça-feira, 6 de outubro de 2015

Doença das mãos, pés e boca

Ola colegas,

estamos em pleno outono e, com ele vêm também um conjunto de doenças das quais já estamos "carecas" de conhecer.... MAS .... de há muitos poucos anos para cá, tem surgido uma nova doença "mãos, pés e boca" ou "a quinta doença"....

e das minhas pesquisas, partilho convosco aquilo que encontrei e que considero importantíssimo para pais e profissionais da educação...

"Uma das doenças exantemáticas ainda muito desconhecidas pelos pais – geralmente até ao dia em que um dos seus filhos a contrai, é a doença das mãos, pés e boca. 

Esta doença tem uma causa identificada, a infeção por algumas estirpes do vírus Coxsackie. Pode surgir durante todo o ano, mas é mais frequente no final do verão e outono. 
Manifesta-se inicialmente com febre, sensação ligeira de doença e dor de garganta, surgindo em seguida as lesões cutâneas típicas. Estas envolvem mais frequentemente as mãos e os pés, atingindo palmas e plantas respetivamente, podendo no entanto também localizar-se nas nádegas e região genital. 

Começam por manchas vermelhas que progridem para vesículas (pequenas bolhas) com três  a quatro milímetros de diâmetro (imagem). Em simultâneo surgem lesões na cavidade oral e nos lábios, que podem assumir diferentes aspetos, sendo habitualmente lesões aftosas na língua, lábios e palato, e/ou vesículas na garganta. Nos casos mais severos as lesões da boca podem ser exuberantes e dificultar a ingestão adequada de líquidos e alimentos. O diagnóstico é clínico, não requer qualquer tipo de exames complementares de diagnóstico.

Como a maioria das doenças virais, também a doença das mãos, pés e boca é autolimitada, com melhoria progressiva dos sintomas e das lesões da pele e da boca sem tratamento específico. Há no entanto cuidados a ter, nomeadamente garantindo que a criança permanece hidratada.
Sendo uma doença contagiosa – o vírus transmite-se através das fezes e do contacto com as lesões – as crianças afetadas não devem frequentar o infantário ou escola, apesar do contágio ocorrer frequentemente antes ou mesmo depois do aparecimento das lesões."

in http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/7237-doenca-das-maos-pes-e-boca



*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda