sábado, 9 de julho de 2011

De que cor é a areia?

Era uma vez, numa sala de 5 anos, um menino que ao pintar um desenho sobre a praia, pintou a cor da areia de castanho e foi gozado pelos amigos todos :( então surgiu a questão "afinal de que cor é a areia?"... pois parece que precisamos mesmo de investigar.

Esta semana fomos à praia e trouxemos um frasquinho com areia para ver com a l...upa no nosso cantinho da natureza... a diana depois trouxe também alguns frasquinhos de outras praias de portugal e descobrimos o que podem ver na foto!! (cada frasco tem um símbolo que está afixado no mapa de portugal da praia correspondente à areia que contém). fica a ideia... :D








3 comentários:

  1. Então e de que cor é a areia? Quais foram as conclusões? :)

    ResponderExcluir
  2. o diálogo foi realizado na tarde depois de da primeira manhã de praia,mas ao longo da semana, com tempo, vamos voltar a falar no assunto. para já nos meus registos tenho assim:
    "há areias de muitas cores"
    "a areia das praias nao é toda igual, há praias com areia preta, castanha e amarela e há praias com a areia cor-de-laranja escura e amarela"
    "há algumas praias que têm areia grossa como esta [Tróia] e esta [porto novo] e outras que têm areia fina e clarinha como a praia da gamboa que tu apanhaste".
    "esta areia da madeira é castanha clara e castanha escura e é muito fininha"
    "quando eu for passear a outra praia também vou trazer um bocadinho de areia para ver na lupa quais são as cores que essa areia tem"
    "há areias de quase todas as cores"

    ResponderExcluir
  3. :) :)
    dá para desenvolver uma tese de mestrado :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir

Agenda