sábado, 23 de abril de 2011

Quaresma - A Preparação para a Páscoa



Teatro de Fantoches da Luz e da Quaresma

Apresenta-se preparado para os 5 anos, e à medida que foi realizado com crianças mais novas, foi sendo simplificado, mantendo-se a mensagem...



A Quaresma e a Luz encontram-se a conversar.

L - Diz-me lá Quaresma porque é que tu vens cá este ano outra vez? a tua cor já está a passar de moda!
Q- Isso é o que tu pensas ó Luz, eu nunca passo de moda e vou provar-te que é verdade!... oh Luz tu pensas que as pessoas te descobrem sempre? Estás enganada! Eu venho aqui para dizer a todos estes meninos: Vejam a Luz!
L- Ah tu queres que todos me vejam? e se todos sentissem a luz que têm dentro do seu coração?
Q- As pessoas gritam, correm e não param um bocadinho, nem pensam em como a luz é tão boas. Agora diz-nos lá... como é que se pode ver a luz que está no nosso coração?
L- É assim, anda cá Quaresma, tu gostas de mim?
Q - Simmmm tu és tão bonita!!
L- Senda-te aqui ao pé de mim (a Luz acende uma vela) Agora fica caladinha a ver a vela a arder.
Q- Oh Luz, e se todos os meninos se sentassem assim como nós?
L- Eu acho que é uma óptima ideia! Assim eles até podiam descobrir o que é a Páscoa!
Q- Sabes Luz, é para isso que eu cá venho todos os anos! Para ajudar as pessoas a fazer passagens: passar da gritaria para a conversa amiga, passar do parque da maldade onde as pessoas batem umas nas outras, dão dentadas e pontapés, para o parque da amizade, onde todos os meninos são amigos e partilham... ai Luz... Eu nem quero dizer mais coisas... a luz é tão bonita! Deixa-me pegar nela, eu vou ali à frente perguntar aos meninos se eles também achas que a luz é bonita! (a Quaresma vai para perto dos meninos)
Olá meninos, já viram bem esta luz? não acham que ela é tão linda?? como é que voces acham que podemos levar esta luz lá para vossa casa? para os vossos pais, para os vossos avós, para os vossos amigos??
L - Oh Quaresma, tiveste uma bela ideia! Vou ajudar-te!! (a Luz vai para perto da Quaresma e dos meninos)
L- Quaresma, agora já percebi o que é que tu vens cá fazer! Tens muito trabalho para fazer com os meninos e com as pessoas crescidas também!
Q - Eu quero que toda a gente tenha a Luz do seu coração acesa para descobrir uma luz grande e lunda, a luz que pensa, que dá alegria, que cura e que dá muito amor aos menninos, aos pais, professores, velhinhos e doentes do mundo inteiro!
L- E será que os meninos sabem quem é essa Luz?? Essa luz é Jesus!!
Q- Tenho aqui uma Luz grande (aponta para a sua amiga Luz), nela nós vamos descobrir histórias de Jesus, e vamos também contar as nossas histórias de Luz!!
L - Oh Quaresma, tu és tão bonita!! Eu não sabia que o teu trabalho era ajudar a descobrir a Luz de Jesus!

a Luz e a quaresma dão um abracinho e vão embora



Texto adaptado pelas educadoras do Centro Solidariedade e Cultura de Peniche

facultado pelo projecto Despertar da Fé 2011

Catequese do Patriarcado de Lisboa

Escola Superior de Educação Maria Ulrich

Fundação Maria Ulrich

Reacção das Crianças:
* Vamos todos levantar a nossa mãozinha na direcção da Luz, agora vamos fechar a mão e vamos levá-la ao coração, para ele ficar sempre muito quentinho com esta Luz de Jesus. - proposta de uma das educadoras e seguida por todas as crianças, que esticaram a sua mãozinha e a levaram ao coração

* Quando nos portamos temos muita Luz, quando nos portamos mal precisamos de rezar e de fazer coisas boas para acender a luz do nosso coração -> +- assim a conversa de um menino dos 5 anos :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda