sábado, 19 de fevereiro de 2011

Interpretação do Desenho Infantil (Formação)

Hoje (19/02/2011) participei numa formação de Interpretação do Desenho Infantil (na Marteleira, com a Drª Mara Rodrigues Pinto.
Nunca tinha abordado este assunto e, na minha opinião, todos os minutos foram interessantes.

Por questão de respeito à organização/formadora, nao publico todos o texto que forneceram, mas para que tenham uma ideia partilho convosco um pedacinho que adorei especialmente...

"O desenho é uma forma de exprimir arte que nasce connosco e nos acompanha ao longo da vida. Com maior ou menor capacidade, todos fazemos desenhos. Através deles transmitimos algo do nosso interior, comunicamos com o mundo."
INTERPREAÇÃO DO DESENHO A NÍVEL GRÁFICO
(citações de excertos)

"Quando a criança interpreta o desenho que faz, a sua interpretação é pessoal e geralmente difere da intenção inicial quando o começou. [...] Demonstra que a habilidade em desenhar um determinado objecto, dependerá do tempo e da prática que a criança possui em desenhá-lo, logo, sua habilidade gráfica geral será ampliada pelo número de desenhos e práticas que realizar."

Cada gesto associado ao respectivo contexto tem um significado próprio, e por vezes tiramos conclusões sem compreender o envolvimento à volta do desenho.
Desta forma, na interpretação do desenho infantil, deve-se ter em conta a forma como a criança pega no lápis, desenha os traços, as rectas, as curvas, a amplitude, a força, o tamanho do desenho e da folha em que este é feito, o ritmo do traçado, as zonas da página onde o desenho se centra... e acima de tudo, o contexto: o antes, o durante e o depois do desenho e o que a criança tem a dizer sobre ele em cada um destes momentos...

uma breve noção sore este assunto bastante interessante...
Próxima Formação:
MULTIDEFICIÊNCIA
16 Abril 2011
9h30-13h
INSCRIÇÕES: acsm@marteleira.com
261 412 391 / 962 717 179

2 comentários:

  1. Foi fixe, não foi? falhei a poucos e acho sempre que vale a pena, apesar de nem sempre (quase nunca) me apetecer leventar o rabo cedo a um sábado para ir a formação... nas vou e o feed-back é sempre positivo. kiss


    AF

    ResponderExcluir
  2. É verdade, foi bastante interessante. a mim também me custou acordar cedo ao sábado, mas a formação valeu cada minuto que dormi a menos! é espectacular e recomendo a toda a gente pelo menos experimentar lá ir!!
    Obrigado por ma teres divulgado :D

    beijinhos!!!
    di*

    ResponderExcluir

Agenda