domingo, 27 de fevereiro de 2011

Hiperactividade


Hiperactividade

o início dos sintomas aparece geralmente antes dos sete anos e estes sintomas deve ser verificados durante pelo menos seis meses, para podermos falar em hiperactividade.
Não está associado a outras doenças nem perturbações afectivas.

Sinais de Alerta:
corre de forma bastante agitada de um lado para o outro,
tem muita dificuldade em estar quieto e mexe-se de forma excessiva
tem dificuldade em estar sentado no lugar
mexe-se bastane enquanto está a dormir
está sempre activa

Causas - nível neurológico
a hiperactividade pode estarassociada a uma disfunção cerebral mínima, que pode surgir desdea gravidez até aos +- 7 anos.
estão em causa também os factores pré-natais, relacionados com o alcoolismo a mãe durante a gravidez, as infecções que esta contrai, hemorragia cerebral.
os factores péri-natais, relacionados com prematuridade e partos complicados
factores pós-natais, depois do nascimento, especialmene doenças infecciosas e traumatismos crânioencefálicos.


Causas - nível ambiental
o clima familiar, problemas entre o casal, baio nível sócio-económico e condições de vida precárias podem influenciar um comportamento hiperactivo,

Causas - factores comportamentais

falta de bons hábitos e de reflexão

controlo sobre si mesmo a nível comportamental e emocional
falta de bons modelos a seguir (com a conduta adequada)

Formas de Avalação:

questionários

escalas de comportamento - inventário de conners
DSM-III

DSM-IV

Acção Educativa:
organizar a sala de forma a ser estimulante mas não em demasia, para a criança não sentir demasiados estímulos,

as tarefas devem ser curtas, bem definidas e com uma sequêcia lógica

pedir a criança que conte o que está a fazer à medida que esta realiza a actividade, para aumentar a sua atenção (isto se a criança realmente não estiver concentrada)

supervisionar frequentemente o trabalho da criança
dar-lhe informação clara sobre o trabalho que irá fazer, o que se pretende
organizar um registo dos progressos da criança (notas, fotografias etc)

criar uma zona calma na sala para a criança relaxar

planear actividades que permitam à criança expressar-se corporalmente ou relaxar de 25 em 25 minutos pelo menos

Técnida de relaxamento
o treino do relaxamento é maravilhoso para os casos de hiperactividade

deve-se realizar actividades que reduzam a tenção muscular (musica calma, sala ligeiramente escurecida

o ambiente em casa e na escola/creche deve ser sereno

Actividades para aumentar o nível de atenção e concentração (uma vez que o défice de atenção é uma característica comum do comprtamento hiperactivo).
planeamento de ambiente de aprendizagem adequado (tranquilo)


treino de relaxamento

actividades para aumentar i nível de atenção e concentração

jogos educativos

actividade física
actividades de discriminação visual e estímulos gráficos

exercícios e jogos de raciocínio lógico
sinónimos, ordenação de séries numéricas, cores, objectos etc

***

estas anotações foram os meus rabiscos do curso Necessidades Educativas Especiais da Apei, com a Drª Fernanda, em Novembro de 2010, Leiria.

2 comentários:

  1. Blog fabuloso!

    Mais uma vez, obrigada pela ajuda, Di e Caixinha! :)

    Beijinhos e muitas trapalhadas! :D

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  2. Ora essa!
    Estamos aqui para partilhar!
    a melhor forma de retribuires é também partilhares connosco uma ideiazinha daquelas fabulosas que têm posto em prática e que eu já vi no vosso blogue!
    ficamos à espera! :D
    beijinhos

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