quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sapinhos - Candidíase Oral


Sapinhos

Definição e Sintomas
Sapinhos (candidíase oral) é uma infecção provocada por fungos que se desenvolve dentro e à volta da boca, dando origem ao aparecimento de uma camada espessa e esbranquiçada sobre a língua e manchas branco-amareladas, semelhantes a leite coalhado, nas mucosas da boca. Estas manchas podem estender-se às gengivas, lábios, garganta e pele. Em casos graves, a candidíase oral pode atingir o esófago, causando dor e dificuldades de deglutição. Embora em geral indolor, a candidíase oral pode provocar dores na boca, sobretudo em bebés. Podem surgir fissuras dolorosas nos cantos da boca, e as tentativas de eliminar as manchas podem provocar pequenas úlceras dolorosas, pelo que é aconselhável não tentar retirá-las).
Os sapinhos são provocados pelo fungo Cândida albicans, que também é responsável por infecções vaginais. Normalmente, um pequeno número destes fungos vive na boca sem causar problemas, contudo, se uma doença ou qualquer outra circunstância perturba o equilíbrio normal destes microrganismos, o fungo pode multiplicar-se de forma excessiva, dando origem a candidíase oral.
Os sapinhos afectam sobretudo bebés e recém-nascidos que contraem o fungo durante o parto ou num berçário do hospital. Os bebés são especialmente vulneráveis, pois o seu sistema imunitário ainda não está plenamente desenvolvido. Também é um problema frequente em doentes com sida, diabéticos e doentes que tomam antibióticos, corticosteróides, drogas anti-cancerígenas ou outros medicamentos que enfraquecem o sistema imunitário.

Tratamento
Os principais agentes de tratamento da candidíase oral são os anti-fúngicos - o Mycostatin Solução Oral ou o Daktarin Gel - que devem ser mantidos na boca tanto tempo quanto possível e depois engolidos. Se nenhum destes medicamentos for eficaz, o médico pode receitar outros antifúngicos.
O tratamento com antifúngicos deve ser levado até ao fim, não se devendo interrompê-lo quando os sintomas desaparecem (deve-se continuar a medicação nos dias seguintes à ausência de sintomas), pois mesmo fazendo o tratamento correctamente as recorrências são habituais. Nesses casos, o tratamento será repetido, eventualmente com uma medicação diferente.
Medidas a Tomar
* As tetinas dos biberões, as chuchas, etc. devem ser fervidas à parte durante 20 minutos antes da última esterilização.
* Após cada mamada, deve dar ao bebé 5-10 ml de água fria fervida para remover os restos de leite, que promovem a proliferação dos fungos.
* Em bebés que ainda mamam é importante observar os mamilos da mãe, fazer a higiene local e a lavagem das mãos antes e após a manipulação do lactente.
* Em crianças maiores, ferva os talheres, os pratos e os copos ou use utensílios de deitar fora até a situação estar completamente ultrapassada para evitar que a infecção se propague. Depois de curado, compre-lhe uma nova escova de dentes.
* Relativamente à alimentação, deve-se evitar o açúcar.
* Os nutrientes antioxidantes betacaroteno, vitamina C, vitamina E, zinco e selênio podem ajudar a tratar a levedura na lactante
* Os sapinhos são contagiosos e não trazem imunidade à criança, ou seja, ela pode apanhar sapinhos mais que uma vez
* Para prevenção, crianças com sapinho não devem comparecer à creche enquanto as manchas estiverem presentes na boca e ela estiver ativa colocando brinquedos na boca, etc.
* Uma vez infectadas, as crianças podem perder o apetite e até criar febre como forma de reacção à dor/desconforto.

Fonte:
* Centro pediátrico de Telheiras: http://amrf.no.sapo.pt/Sapinhos.pdf
*GoSaúde:http://www.gosaude.com/index.php/aconselhamento/bebes-e-criancas/147-sapinhos.html
* Saúde Informações: http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_sapinho.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda