terça-feira, 6 de julho de 2010

Hiperemese Gravídica - Doença das pré-mamãs

Nauseas e vómitos severos perturbam a gravidez das mulheres que sofrem de hiperemese gravídica, uma situação clínica severa que pode ameaçar a saúde da mamã e do bebé.
A Hiperemese é o excesso de vómitos durante a gravidez em que, ao contrário do habitual mal-estar das manhãs, a presença de náuseas e de vómitos é extremamente grave e provoca desidratação e inanição.
Os enjoos matinais e vómitos ou rejeição a alguns alimentos são quase inevitáveis durante o primeiro trimestre da gravidez, no entanto, quando as náuseas e vómitos ocorrem de forma exagerada, repetindo-se várias vezes ao longo do dia e que lhes deixa bastante debilitadas, o melhor mesmo é reunir todos os sintomas e marcar uma consulta médica. pois este mau estar, com o acentuar dos sintomas, provoca perda de peso na mamã diminuição da quantidade de urina, dores de cabeça, desidratação entre outros problemas.
Breve distinção entre o mal-estar habitual e a hiperemese:
* nas duas situações, o facto comum é a existência de náuseas e vómitos;
* no mau estar matinal, as nauseas duram até ao fim do primeiro trimestre, na hiperemese duram até ao fim da gravidez;
* as nauseas matinais ocorrem ocasionalmente, sendo acompanhadas de vómitos, as nauseas da hiperemese são fortes e desencadeiam vómitos automaticamente e severos;
* os vómitos da hiperemese causam desidratação;
* os vómitos do mal estar matinal não impedem a ingestão dos alimentos, mas na hiperemese há o risco de desnutrição por não se conseguir manter a comida no estômago.
Estas são algumas das características que podemos usar para fazer um primeiro diagnóstico, no entanto, é aconselhável falar com o médico genecologista.

Para saber mais sobre este tema, podem consultar:
- a Revista Farmácia Saúde, Farmácias portuguesas . nº 154 julho 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda