segunda-feira, 28 de junho de 2010

Augusto Cury - Maria, a maior educadora da História


Maria, a Maior Educadora da História
de Augusto Cury


"Uma visão da psicologia, psiquiatria e pedagogia sobre a mulher mais famosa da História"


Confesso que, quando contactei com este livro pela primeira vez, estava um pouco reticente...mas ao lê-lo deparei-me com citações que não resisto a partilhar convosco.
O autor fez uma abordagem não na perspectiva religiosa mas numa perspectiva mais pedagógica.
"Educar é viajar pelo mundo do outro sem nunca penetrar nele." (pg.9)
"O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a reflectir" ..."não é o que desiste facilmente, mas o que estimulça sempre a começar de novo" (pg.9)
"Quem se prepara para viver num jardim sem espinhos, privar-se-á do perfume das mais belas flores e terá pouca imunidade para suportar as tempestades sociais" (pg.30)
"Viver num ambiente sem stress não estimula a inteligência, e viver com excesso de stress bloqueia-a. A sabedoria está no meio termo." (pg.30)
"Educadores que só apontam os erros e criticam comportamentos não estimulam os jovens a ver o invisível" (pg.56)
"Um educador experiente incentiva a ambição exterior, umk educador deslumbrante incentiva a ambição interior" (pg.116)
"O excelente educador é aquele que abraça os outros quando todos o rejeitam. É o que aplaude os que jamais subiram ao pódio. É o que ensina a chorar ao falar das suas próprias lágrimas." (pg.156)

Augusto Cury, in "Maria, a Maior Educadora da História - Dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus", Editora Livros d'Hoje, Lisboa 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda