domingo, 23 de maio de 2010

Do Trigo e Milho à Farinha + Saco do Pão-por-Deus 2008

Este foi o conjunto de actividades realizadas por mim e pela vanessa no último ano do nosso estágio, pela altura do pão-por-deus / bolinho.
Numa manhã, levámos uma maçaroca de milho e uma espiga de trigo e respectivas farinhas. também demos a explorar às crianças uma réplica promenorizada de dois moinhos (o que é, para que serve, como funciona).

Depois de saber a origem da farinha, as crianças exploraram-na, primeiro em pó, e depois com água. algumas até provaram!
Outra actividade foi a realização destes moinhos, cujas portas e janelas são papel autocolante, cortado pelas crianças (respeitando os limites desenhados pela Educadora) e colados também por elas, onde achassem melhor. a vela do moinho é composta por um quadrado de papel de lustro, picotado (com os picos e esponja). depois os cantos foram unidos a um atache para a vela rodar.
e assim cada criança fez um fantástico mobil para a sala!
Agora que o Dia do Bolinho / Dia do Pão-por-Deus se aproxima, é tempo de fazermos os saquinhos! com carimbos de batata em forma dos frutos de outono (cada criança escolheu a disposição dos mesmos), um saquinho em pano cru e canetas de tecido. o resultado foi este:
Frente de um dos sacos:
Verso de dois dos Sacos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda