sábado, 9 de janeiro de 2010

Manual de Qualidade - Creche

Cada vez mais as pessoas interessam-se pelas condições a todos os níveis e de vários contextos. Investigam, inquerem e investem tempo na procura da melhor creche para os seus filhos. Por isso cabe-nos a nós garantir a melhor qualidade possivel na nossa creche (ou naquela onde trabalhamos, na medida do possível) a nível estrutural e pedagógico.

A Qualidade está a ser esmiuçada ao promenor... e é tempo de consultarmos estes manuais criados pela segurança social para as creches, para que possamos adequar os procedimentos que fazemos a estas mudanças...

consultem:

http://195.245.197.202/left.asp?05.18.08.02

(percorram a página, a Creche é o 6º tipo de instituição que aparece no site, e conta com três manuais disponíveis em formato PDF)

boas leituras...

6 comentários:

  1. Sim, concordo que se tenha que «ter qualidade», mas não creio que, num mundo de lucros, em que as empresas não têm recursos para garantir as actividades «comuns», haja tempo para ler um manual (que não é tão perceptível assim) sem ajuda.
    Nós entramos neste mundo ao juntar filhos + profissão e deparámo-nos com «escolas infantis» que não têm o mínimo de seriedade (desconhecimento?) relativamente a segurança alimentar, segurança física (ui, aqueles extintores) e modo de gestão com vista à satisfação dos pais e dos filhos.
    Começámos (estamos a acabar) com um infantário no Porto a trabalhar rumo à certificação (ISO 9001), mas mais do que «vender serviços», temos vindo a trabalhar numa perspectiva de missão.
    Tomara conseguirmos TODOS melhorar mesmo o estado das coisas.
    Somos a Qualdouro, no projecto ESCOLA DE QUALIDADE

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Sr José Candido por dar o seu testemunho nesta nssa caixinha das trabalhadas.

    se é bem verdade que a QUALIDADE é assunto do dia nas creches, também é verdade que o Manual leva o seu tempo a ser implementado e seguido como parte da rotina. Mesmo que as vossas equipas não estejam habituadas aos procedimentos que este exige, é sempre bom motivar as colegas a criar o hábito de registar "tudo e mais alguma coisa".

    Convido-vos também a darem o vosso testemunho sobre este assunto!

    ResponderExcluir
  3. penso que antes de registar importa ter tempo e recursos humanos suficientes para mimar os bebés e estimular para o seu desenvolvimento, em vez de simplesmente lhe prestarem os cuidados básicos! As nossaqs crianças precisam de atenção personalizada (individual), precisam que se converse com elas com carinho e precisam de sorrisos.
    Carla Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, mas permita-me dar-lhe esta imagem: que importa que uma escola tenha isso tudo e depois não tenha um Plano de emergência? Ou tenha tomadas sem protecção? Ou espelhos sem aros? Ou desníveis (degraus) sem sinalização? Ou extintores fora dos sítio e fora de prazo? Ou comida «caseira» que ultrapassa TODOS os princípios da higiene?

      Nas escolas, como na hotelaria (e noutros ramos decerto), há uma preocupação grande pelo «aspecto», pela questão técnica em si (pedagogia, ...) mas não há outros cuidados.

      Nós temos uma lista de verificação para pais que procuram um infantário/creche/escola que querem mesmo o MELHOR para os seus filhos.

      Quem a desejar, peça-nos por favor para correio@qualdouro.com

      José Cândido

      Excluir
    2. obrigada se josé candido, por disponibilizar o se uparecer e esse material. o que disse é verdade, no entanto não está ao alcance se nós... simples educadoras...
      peço-lhe que partilhe o mesmo documento para o meu e-mail ( caixinhadastrapalhadas@hotmail.com )

      Carla, concordo plenamente, o objetivo principal foi e vai ser sempre dar a atenção individualizada a todas e cada uma das crianças.
      felizmente neste momento, com o tempo já me habituei ao manual e aos registos que implica, e tenho conseguido conciliar ambas as coisas. há momentos para registos, e há momentos para estar com as crianças (estar mesmo estar: sentar com elas na mantinha, bricnar ao faz de conta etc)

      Excluir
    3. Sabe o que ouço dizer quando dou formação de gestão da qualidade, vezes sem conta? «No nosso caso é diferente». E acreditem que não é! Cada vez mais dos profissionais espera-se que saibam da sua lavra e do que são processos de gestão que permitam bons resultados na organização. Sem resultados (sem clientes) não há negócio...
      A ISO 9001, a título de exemplo, tem mais de 2 milhões de empresas certificadas em todo o Mundo. Nós já implantamos sistemas em empresas com 3 pessoas (serviços) e trabalhamos com uma multinacional de 6000 pessoas em Portugal (leram bem!).
      A gestão da qualidade e, no limite, a conformidade legal não tira espaço (nem pode) ao calor da função primordial no desenvolvimento da criança que é o acompanhamento profissional da educadora...
      Pense-se nisso!
      Já agora, apesar de suspenso por razões de força maior ligado à saúde, estamos a implantar um sistema de gestão num infantário no Porto...e acreditem que até aqui correu muito bem!
      (Desculpas pela insistência)!

      Excluir

Agenda